terça-feira, 26 de agosto de 2014

EM SURDINA


                                                   de Ilça Caldeira

           Uma jarra sutil com flores sobre a mesa
           Na teia vertical a fraca luz acesa.
           Um perfume que inunda a longa sala aberta
           Uma tristeza imensa, uma agonia incerta.

           Um relógio a bater as pancadas sonoras,
           Como o sino dos templos, o gemido das horas.
           Na penumbra do ambiente, a penumbra da vida,
           E o fracasso cruel da esperança perdida.

           Bate dentro de mim uma hora divina
           Como o tempo passou! Já não sou mais menina.
           Veja bem é verdade eu não sou mais a nota
           Que a ternura arrancou da amplitude remota.

           Sou aquilo que penso e nunca pensei.
           Sou a alegria de alguns e de outros a lei.
           Sou, enfim, o momento, a certeza e a verdade.
           O organismo da dor e da felicidade.

           O rebento do mundo. O micróbio infinito
           Que surgiu do sublime e brotou do granito.
           Tenho em mim um milhão de ancestrais,
           Todo mundo é assim, somos todos iguais.

           Uma jarra sutil com flores sobre a mesa
           E a vida a boiar na amplidão com certeza.
           O perfume da flor, a pura essência do ser.
           O veludo da folha a matéria o poder
           Bate o relógio a pancada divina
   Vai-se o tempo, há silêncio!  Eu caminho em surdina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário